Centenário - Jornal da Junta de Freguesia da Ajuda


1. Apresentação da Entidade, com breve descrição dos objectivos e funções.
O 2º foi fundado a 1 de Dezembro de 1912, pelo 1º Tenente Álvaro de Mello Machado, então Governador de Macau.
O nosso grupo é um dos grupos fundadores da Associação dos Escoteiros de Portugal (6 de Setembro de 1913), contribuindo dessa forma para o desenvolvimento do movimento escotista em Portugal.
A nossa Associação é uma organização juvenil e civil de carácter educativo, aberta a todos, sem distinção de género, origem, etnia ou crença, de livre adesão, alheia a partidarismos políticos, sem fins lucrativos e de âmbito nacional, destinada ao desenvolvimento integral dos jovens através da prática do Escotismo. Tem como missão contribuir para a educação de jovens, através de um sistema de valores baseado na Promessa e Lei do Escoteiro, para ajudar a construir um mundo melhor onde as pessoas se sintam realizadas como indivíduos e desempenhem um papel construtivo na sociedade, assente numa cidadania participativa, responsável e tolerante e no respeito pelo ambiente.

2. Uma breve referência à História da Instituição na nossa Freguesia.
Durante os primeiros 40 anos, o 2º Grupo teve várias sedes em diversos sítios da cidade de Lisboa. Nos finais dos anos 50, foi-nos cedido o espaço das antigas cavalariças do Palácio da Ajuda, sito, Calçada da Ajuda, 228-230.
As instalações cedidas, necessitavam de obras para que tivessem as condições necessárias para a prática do escotismo. Durante esse período, ficámos instalados num espaço providenciado pela Junta de Freguesia da Ajuda (Patio do Bonfim). Em 1961, já com o Escoteiro Chefe de Grupo João Madeira Leitão, inaugurámos então a nova sede, que nos veio permitir ter um crescimento sustentável e uma envolvência profunda com a comunidade local. Até aos anos 70, o 2º Grupo promoveu um conjunto de eventos para a sua comunidade, tais como a Sopa dos Pobres e as Festas de Natal para as famílias carenciadas da Ajuda.
Fomos também pioneiros no escotismo em extensão, desenvolvendo projectos com cegos, surdos e jovens com necessidades especiais. Hoje em dia, continuamos a contribuir para a solidariedade nacional, trabalhando em conjunto com o Banco Alimentar e pontualmente com outras instituições de solidariedade, integramos também jovens com necessidades especiais na nossa família. Promovemos actividades atractivas para os nossos jovens, com o intuito de criar um espaço onde se possam desenvolver e ter as mesmas oportunidades.

3. Os projectos actualmente em curso.
Actualmente o 2º Grupo tem uma Chefia jovem e com garra, que está a trabalhar em várias frentes, nomeadamente na formação de dirigentes a nível nacional, na organização de actividades para todas as faixas etárias, tanto a nível regional como nacional. Neste momento estamos a preparar as comemorações do nosso centenário, que incluem vários eventos, tais como, a Cerimónia do Aniversário, acções de intervenção social com a Junta de Freguesia, trazer também para a Freguesia a Conferência Nacional da nossa Associação e realizar a viagem de Verão para os nossos jovens.

4. O que acha da colaboração e apoio prestado por parte da Junta de Freguesia
Nos últimos anos, a nossa colaboração com a Junta de Freguesia tem-se intensificado, fortalecendo esta parceria que tem atravessado vários executivos. Actualmente, a proximidade entre o nosso grupo e a junta, permite que esta consiga incluir-nos na sua estratégia de trabalho directo com os jovens, de uma forma integrada e eficaz. Em retorno, a Junta tem-nos apoiado na realização de actividades e na renovação das nossas instalações. Ainda há muito que podemos fazer em conjunto para contribuir e desenvolver na nossa Freguesia.

5. Em que medida o actual contexto de profunda crise se tem reflectido na actividade na instituição.
Nos últimos anos temos sentido uma diminuição na percentagem de jovens da Freguesia no nosso efectivo, e isto deve-se principalmente às dificuldades que as famílias sentem em relação ao custos inerentes à actividade escotista. Contudo, os nossos jovens têm promovido diversas formas de angariações de fundos, para minimizar o esforço que estes custos têm no orçamento familiar. O nosso espírito sempre foi e será, enquanto for possível, não deixar ninguém para trás por falta de dinheiro. Em tempos de crise teremos que ser mais contidos nas nossas actividades, sem que estas deixem de ser atractivas e educativas, e teremos que ser mais criativos nas nossas angariações. O Escotismo, sempre foi e será um movimento educativo acessível monetariamente a todos, e que consegue desenvolver capacidades e competências nas várias áreas educativas do jovem (Física, Intelectual, Carácter, Social, Afectiva e Espiritual). Esperamos que Portugal consiga ultrapassar este desafio o mais rapidamente possível.

Estamos a iniciar agora o Ano Escotista e temos vagas dos 7 aos 15 anos. Estamos na nossa sede aos Sábados à tarde, das 14h00 às 19h00, ou então contacte-nos através do email chefia@segundogrupo.com

"Sempre Pronto a Servir"
João Madeira
Escoteiro Chefe de Grupo

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Acampamento de Alcateia: "Os Piratas do 2º - A caça ao tesouro perdido"

NATALÃO- 16 E 17 de dezembro

110º Aniversário do Grupo 7 - 20 e 21 de maio